A Saga do Upgrade

Saudações,

Depois de um longo tempo sem dar notícias, resolvi dar as caras e dividir com vocês mais um pouco da minha (in)experiência.

Trabalho na área de informática de uma empresa que me disponibiliza, há alguns anos, um computador HP EliteDesk 800 G1 mini. Um bom computador, mas que já vinha apresentando lentidão há algum tempo, e essa lentidão tinha nome e sobrenome: HD híbrido.

Para quem passou os últimos anos em uma geleira (ou, como eu, com a cara enfiada no serviço, a ponto de não ter ânimo para pesquisar as novidades da tecnologia), um HD híbrido é um componente que se propõe a trazer o melhor dos dois mundos, por ser composto em parte por um SSD e em parte por um HDD. Assim, a parte SSD dos seus gigabytes permitiria um boot rápido e um SO ágil, enquanto os muitos gigabytes do HDD ofereceriam espaço de armazenamento, tudo isso em um único case de 2,5" e um único slot SATA. Algo que, em tese, seria ideal para equipamentos como o HP 800 G1 mini, que basicamente são um notebook sem a tela LCD e sem o teclado integrado.

Bem, seja por falha do projeto, ou por desgaste, meu HD híbrido estava lento, e pior, um dia simplesmente passou para o outro mundo, levando consigo quase um terabyte de arquivos, memórias e serviços inacabados.

Como a vida tinha me dado um limão (bem azedo), resolvi fazer uma limonada (preferia uma caipirinha, mas estava no serviço, ia pegar mal...). Hora do upgrade.

O Desafio

O HP EliteDesk 800 G1 mini, como eu disse, é um "quase notebook". Uma placa-mãe bem pequena, sem slots de expansão. Dois slots de memória SO-DIMM, processador Intel Core i7, conexões ethernet Gigabit, wireless 802.11B/G/N 300Mbps e Bluetooth, espaço para um HD SATA III 2.5", e um slot M.2 NVMe. Tudo isso em um gabinete de 175 x 34 x 177mm. Muito prático para quem só precisa de um computador em sua mesa, e não tem muito espaço disponível.

HP EliteDesk G1 Mini

A máquina veio com um módulo de memória de 8GB, e um HD híbrido de 1TB (o tal falecido). Meu plano, então, era aumentar sua memória para 16GB (com um módulo adicional de 8GB), instalar um SSD pequeno (120 a 250GB) no slot NVMe, e substituir o HD falecido por outro igual ou superior.

Achei que não teria muitos problemas com as peças. Só que não...

(Continua...)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Saga do Upgrade (Parte 2)

Meios Óticos x Meios Metálicos

Métodologia de Resolução de Problemas em Rede