A Saga do Upgrade (Parte 2)

 Olá novamente...

Esta é a continuação da saga do upgrade do computador HP EliteDesk 800 G1 mini que uso na empresa. Depois de um crash total de HD, resolvi tomar coragem e fazer o upgrade que a máquina pedia (e merecia) há tempos. Molezinha, eu pensava. Só que não...

Às Compras!

Minha empresa permite que os computadores fora de garantia sejam alterados com peças compradas pelos colaboradores, desde que o colaborador se responsabilize pela alteração, e que não descaracterize o equipamento. Como não havia intenção da empresa em comprar as peças (nem orçamento pra isso), resolvi comprá-las eu mesmo.

O módulo de memória adicional de 8GB foi emprestado de outro HP 800 G1 fora de combate. Restavam o SSD NVMe e o HD substituto.

Disco sólido interno Western Digital WD Green SN350 WDS240G2G0C 240GB |  Frete grátis
WD SN350 M.2 2280 NVMe (WDS240G2G0C)

Com a ajuda de um colega que já tinha feito a mesma alteração na máquina, pesquisei um pouco e encontrei um SSD 240GB num preço que achei razoável numa loja online. Deu match! Cliquei, pedi, mandei colocar no cartão de crédito [virtual, pra compras online] e... nada. Compra recusada.

Hmmm. Alguma coisa errada no preenchimento? Talvez o endereço de entrega, que coloquei o do serviço, em vez do de casa? Vamos de novo... nova tentativa, agora vamos de novo, cartão virtual gerado, compra finalizada, e.... água. De novo, compra recusada. Caramba...

Nova tentativa de compra, com o cartão virtual, sem sucesso. Só que dessa vez, a loja deu mole: enviou uma desculpinha de que a administradora do cartão estava impedindo a compra. Só que eu já estava monitorando, e não houve nem a tentativa de lançamento. Diagnóstico: a loja não aceitava que a compra fosse feita por cartão virtual. Muito estranho, não?... Como era a segunda vez que isso acontecia nessa loja (renomada!!!), risquei-a da minha lista de fornecedores. Não vou colocar o nome, para não detoná-los. Parece que as coisas explodem fácil, por lá. 😁

Segundo ato... minha esposa e meu filho assinam um serviço de entregas que dá frete grátis. Passei a especificação do SSD pro "garoto" (caramba, 21 anos, 1,90 de altura, e ainda o vejo como "garoto". Definitivamente, estou ficando velho), pedi que fizesse a compra. Ele viu o link, sugeriu outro, com preço ligeiramente melhor, e eu dei OK.

Sabem aquele provérbio? "Se quer alguma coisa bem feita, faça você mesmo!". Deveria ter prestado atenção...

Recebi a peça rápido, embaladinha, bonitinha... só que não percebi um detalhe crucial: existem dois tipos de conector M.2 2280: o conector M, usado pelos dispositivos NVMe, e o M+B, usado pelos dispositivos SATA. E pela Lei de Murphy, quando há duas formas de realizar uma tarefa, uma certa e outra errada, sempre se usa a forma errada da primeira vez.

SSD WD Green M.2 2280 240GB - WDS240G2G0B : Amazon.com.br: Computadores e  Informática
SSD WD Green SATA M.2 2280 WDS240G20B

Sim, o SSD era SATA, conector M+B. Água. Maldição da loja, talvez... me detonaram de novo. As palavras têm poder, sabem?

Por sorte, a interface elétrica dos dois conectores é a mesma, portanto não houve dano em montá-lo na máquina, apenas não foi reconhecido. Como eu sabia que ia precisar de outro SSD em breve, este SSD foi posto de lado, e parti pra compra de outro. No próximo contra-cheque, infelizmente.

O segundo SSD foi comprado, e o cuidado em confirmar com o vendedor que era NVMe, e não SATA, foi recompensador. Instalado na máquina, foi reconhecido. Ou melhor, não foi, mas isso é um spoiler do próximo capítulo da saga.

Ainda faltava a compra do HD. Ressabiado com as peripécias da compra do SSD, resolvi cercar a compra do HD com algumas perguntas ao vendedor. "Produto novo?" "Quanto tempo de garantia?"

Aprendam comigo, meninos: quando forem comprar uma peça online, prestem atenção nos detalhes. Por exemplo, se você fizer duas perguntas e o vendedor só responder a uma delas, pode ser que não seja porque ele não viu a pergunta, e sim porque ele não quer admitir que a resposta é "não".

Pois é, o HD vendido como novo não era novo. Veio arranhado, veio fora da caixa, e veio particionado. Pelo menos está funcionando, e eu não estava com paciência pra brigar por causa disso. Era hora de começar a reinstalação da máquina, e começar o próximo capítulo...

(Continua)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meios Óticos x Meios Metálicos

Métodologia de Resolução de Problemas em Rede